segunda-feira, 24 de maio de 2010

SUPERMERCADOS




SUPERMERCADOS

A nossa enquete traz a pergunta simples. Você faz lista? Talvez alguns façam outros não. O fato é que fazendo a lista e seguindo-a você economizará não só dinheiro mas tempo também.

Mas aí vem a dúvida. Será realmente preciso de uma lista, já sei o que preciso, vim pegar apenas algumas coisinhas,... Essas são frases bastante ouvidas. Será que a lista faz realmente diferença e de que forma deveria ser elaborada?

Para fazer a lista teremos que conhecer os nossos hábitos alimentares, higiene e limpeza. Sim é preciso ver o que há no armário e atentar ao consumo médio de cada item. Com relação aos alimentos, a confecção de um cardápio ajudará não só a organizar a vida na cozinha mas, identificará as quantidades corretas evitando disperdício.

Após a composição da lista que deve ter a participação e contribuição de todos da família, inclusive as crianças e checagem dos itens existentes no armário, ao entrar no supermercado mantenha o foco e objetivo, seja fiel a lista, pois ela reflete as suas necessidades e não os muitos anúncios de ofertas espalhados pela loja.

Bom é importante salientar que independente dos seus hábitos o supermercado é um local preparado para fazer comprar. Além das armadilhas antigas como, intercalar itens básicos com supérfluos, mudar a disposiçãos dos itens nas gôndolas constantemente, a cada dia se adicionam novas e modernas técnicas para influenciar. Os supermercados hoje são verdadeiros shoppings centers oferecendo uma gama enorme de produtos como de vestuário, calçados, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e muitos outros itens.

Esteja atento para não cair nas armadilhas e correr o risco de comprometer o equilíbrio orçamentário. Segundo pesquisas estes itens: alimentação, limpeza e higiene pessoal, representam cerca de 30% do orçamento familiar. Por isso, não vacile, seja objetivo e pesquise, compare preço, quantidade e qualidade antes de efetuar as compras e não esqueça, a lista é útil sempre. Se a compra for pequena, a lista minimizará os riscos de que ela se torne grande. Neste caso use a cestinha e não o carrinho.

Minha foto
Cristiane Almeida
Mauá, São Paulo
Economista, Pós-Graduada em Contabilidade e Finanças, pela UNIFMU. Experiência no setor privado, na análise econômica e financeira de grandes corporações (nacionais e multinacionais). Ministra Palestra sobre Educação Financeira Pessoal e Familiar, afim de promover o bom uso dos recursos e uma maior qualidade de vida.
Colunistado blog liderar Influenciar.
email: criscfa@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário